sábado, 15 de novembro de 2008

Conceitos sobre a Modernidade


Passado e futuro se encontram o tempo todo, seja qualquer passo ou mesmo um pensamento seu. Sabe quando você acha que foi uma intuição, ou quando acha que ja vivenciou aquilo? Pois tudo aquilo nada mais é que o passado te poupando dos mesmos erros. Alguns preferem se prender em explicações metafisicas, ou crenças religiosas, ou ainda o poder do subconciente, mas no fundo tudo isso não passa de questões que a vida te coloca, e, se voce quizer mesmo viver intensamente, terá que respondê-las com toda sinceridade. Talvez aqui esteja um exemplo: O que é vida? Como é estar vivo?

Mas vamos discutir um pouco sobre como estamos pensando hoje em dia...

Ouvir musica clássica, no auge do Iluminismo, Betthoven expressa todo seu sentimentalismo em suas sinfonias. Talvez fosse o começo de uma nova era. Talvez fosse só mais um louco, querendo mostrar que o homem não é só razão.

Voltando mais um pouco na história, temos uma "generosa" luta entre cidadãos. Que entre eles mesmos, a chamam de "Guerra Santa". Esse nome me soa um pouco contraditório. Uma Guerra Santa? Ela é baseada entre ideologias teológicas distintas, em que ambos discordavam um ao outro.
Mas o que mais me chamou atenção, foi que o lado mostrado como o "bonzinho", vinha de um conceito bem antigo, de ensinamentos de um simples homem chamado "Jesus Cristo". Segundo seus apóstolos, ele nos disse que somos todos irmãos perante o pai universal, perante o Deus.
Não passou muito tempo, cidadãos, que se declaravam homens de "bem", organizarão uma instituição baseada na fé do ser humano, e na mesma fé de Jesus Cristo, que para eles seria um salvador, ou o Messias, que significa "enviado por Deus", e assim fundaram o Catolicismo. Passaram-se séculos e séculos dessa mesma tradição cultural e reliogisa, quando os líderes desse organizaçao Católica, decidem que era justo terem propriedade da Terra Santa, Jerusalem, que nessa época estava nas mãos dos Muçulmanos, que eram uma civilização "não - Católica", pois eles acreditavam em outro Deus, Allah, e outro percursor, outro profeta, Maomé.
Então, os Católicos decidem tirar a Terra Santa das mãos dos "infiéis".
Repararam na palavra em destaque? Enfim, essa guerra durou séculos, e matou milhões, e o mais irônico é que, a base da Igreja Católica, a base Cristã, era que "todos somos irmãos".

Tenho que dizer que após esses acontecimentos, se passaram séculos e mais séculos, mas será que mudamos nosso comportamento de lá para cá?
A humanidade deveria caminhar em favor do bem, tanto na ideologia social, cultural e política, e assim, organizar uma sociedade com planos progressistas.

Será que outros já pensaram assim? Será que já tomamos esse caminho?
Com tudo que vemos hoje em uma "rede televisiva sensacionalista", eu acho que não.

Nenhum comentário: