terça-feira, 30 de agosto de 2011

Monarquia Democrática

Era uma vez um grupo de pessoas que viviam de forma primitiva. Moravam nas florestas, plantavam e caçavam o necessario a subsistência. Eis que esse grupo cresceu, e com varios pensantes, temos varias opiniões contrarias. Isso gerou conflitos, guerras. E para por fim a elas, resolveram criar normas basicas de respeito mutuo a cada pessoa e sua propriedade. E cada norma desrespeitada, o que o fez pagará de forma igual como pena. Para garantir que essas normas fossem cumpridas, foi designado ao melhor grupo - seja de dos mais fortes, intelectuais ou populares - o trabalho de garantir, segurar, fazer cumprir o que agora era lei. Esse grupo maior é então o Estado.
Trazendo para os dias de hoje, para que o Estado pudesse cuidar da propriedade publica, e assegurar o direito a propriedade privada das pessoas, ele precisaria de ter como pagar o trabalho dos homens que fariam a segurança propriamente dita. Ou as intelações eletricas. Ou o serviço de tratamento de esgoto. Condições minina de existência para qualquer pessoa. E para pagamento destes serviços, o Estado arrecadaria uma certa quantia mensal, para todos os custos.
Perceberam como é uma linha simples de acontecimentos?! O Estado recebe as contribuições, paga para terceiros, ou próprios contratados pelo Estado para fazer o serviço.
Até ai tudo bem. Agora, vocês sabem o que significa Democracia?
Democracia quer dizer o "poder do povo". O Brasil é um pais de sistema democrático, onde as pessoas, os cidadãos, decidem quem colocar para cuidar do Estado. O povo escolhe quem vai garantir os seus direitos.
Agora olha para o Brasil. Você está feliz com o que vê?
Só usando como exemplo, vamos pegar a saúde. O brasileiro paga tanto de imposto por mês, seja na compra ou na venda de qualquer produto que seja de sua propriedade - percebeu? SUA propriedade... o que o Estado tem que intervir em uma venda ou compra sua?! - Enfim, seja na reformulação dos impostos de renda, INSS, ICMS e tudo mais.*Caso você queira apronfunda-se no assunto, aqui está um link sobre os principais impostos do Brasil: http://www.portaltributario.com.br/tributos.htm
Você paga tudo isso de imposto para ter um serviço de saúde que no minimo funcione, certo?
Se quizer pode voltar no começo deste texto, e lembrar as verdadeiras funções do Estado, que é: garantir os direitos dos cidadãos.
Mas, supondo que o serviço de saúde publica não funcione. Supondo. Você terá que contratar um serviço de saúde privado, sem que para isso você deixe de contribuir com o serviço de saúde publico, que no caso, não funciona. Ou seja, você paga por duas vezes, dois serviços, por algo que é dever do Estado garantir para ao cidadão.
Aí de repente lê-se no jornal: Desvio de dinheiro publico! Caixa 2! Mensalão!
E o que o povo faz: Nada.
Porquê, pensando bem, nem o Presidente sabia de nada, não é mesmo?!

Será que tem alguma coisa errada aqui?!
Se não podemos mudar esse país por nós mesmo, vamos mudar pelos nossos filhos, nossos netos, para que quando formos embora desse mundo, saibamos que construimos, ou reformamos, um país melhor, para todos.

10 comentários:

Flávio P. Reis disse...

Guilherme, sinceramente?
Ainda não possuímos senso moral suficiente -em quantidade relevante- pra absorver um governo justo...
Os mesmos que reclamam (timidamente) dos problemas sociais que sofrem, são também os que -se estivessem no poder- cometeriam as mesmas injustiças sociais.
"Quer conhecer verdadeiramente um homem? Dê a ele PODER."- não tem uma filosofia assim? Pois é...
Você sabe tanto quanto eu que o egoísmo é a desgraça maior que assola um indivíduo e que reflete no coletivo. A idéia é de enquanto um mal não me atinge de alguma maneira, esse mal "não existe".
E tudo vai refletir nessa inércia da qual sofremos complacentes.

Belo post!
Grande abraço!

Coisas da Juh disse...

Gui...sabe o ue eu acho disso... as pessoas são acomodadas demais com essa vidinha mediocre...povo axa que só uma pessoa não mudará nda...mais imagine amigo qtos uns não pensam nisso...se esses uns se juntassem imagina o tamanho do problema pros nossos governantes...
adoro seus pensamentos... sempre que posso passo aki vice...
beijinhos...
Juh

Juh disse...

esuqeci de deixar meu blog kkkk mais ce ja deve saber neh...moxinhu...
http://coisas-da-juh.blogspot.com/

Blog UaiMeu! disse...

Gostei do seu texto... uma realidade né?

passa lá no meu blog!
http://uaimeu10.blogspot.com/

Camila Scorpioni disse...

Adorei a ideia de seu blog, falar de tudo um pouco e desabafar sobre a essência da vida...
Quem somos? De onde viemos? Questões inexplicáveis....com poesia e muito sentimentalismo....
Sempre que eu puder venho dar uma conferida no seu blog....
Um ótimo domingo...

Bruno Costa disse...

O único caminho, ao que me parece, é o da democracia de fato, e não essa apenas representativa. Realmente é necessário participação do povo. Como formado em área de saúde, acho que devemos lutar contra sua privatização e exigir as condições. Leva tempo. E nesse caso, as questões são locais.

Elaine Bandeira disse...

Sabe porquê o povo não faz nada?? porquê na verdade existe muita hipocrisia, muitas pessoas fariam o mesmo se tivessem no lugar dos governantes, tem muito espertalhão querendo passar os outros para trás! Me responda... para mim não há diferença em pegar milhões que não te pertence ou pegar R$ 5,00 que não é seu, em um troco a mais por exemplo!

Ronaldo Bastos disse...

muito maneiro o seu blog!
já tô seguindo!
retribui!

http://rotinadavida.blogspot.com/

Muller disse...

otimo texto, quase ninguem fala sobre essas coisas em blogs parabens pela originalidade ^^

http://tabernadoviking2.blogspot.com/

Aline Bt disse...

Sinto também que tenho uma constante insatisfação com a política, tudo é feito com base em interesses ecônomicos. As vezes, estudando direito- pois sou estudante de direito- me sinto uma idiota com a fundamentação que eles apresentam a certos fatos sociais.
Meu atual post, talvez vc ache interessante, é sobre uma tribo de Papau Nova Guiné que tave seu primeiro contato com o homem branco em 1976, aí está o link:http://ovelhacorrosa.blogspot.com/