quarta-feira, 22 de junho de 2011

Decifrando o título do Blog


Olá pessoal.
Bom, nesse post não preparei nenhum texto, e também não penso em nenhum assunto pra tratar de forma a persuazi-los, a se tornarem pessoas esclarecidas, como procuro fazer neste blog.
Algumas pessoas me perguntam quem são essas personalidades no titulo do blog. Então neste post as desvendarei. - Não achei outro termo, então vai este mesmo. rs

Vamos lá, de cima pra baixo, da esquerda pra direita:

Arthur Schopenhauer: (Danzig, 22 de Fevereiro 1788 — Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX.Seu pensamento é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é O mundo como vontade e representação (1819), embora o seu livro Parerga e Paralipomena (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Friedrich Nietzsche. (Wikipédia e Cultura Brasil)

Albert Einstein: O mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921. Einstein tornou-se famoso mundialmente, um sinônimo de inteligência. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências. (UOL-Educação)

Friedrich Nietzsche: (Röcken, 15 de Outubro de 1844 — Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um filólogo e influente filósofo alemão do século XIX.(Wikipédia e Mundo dos Filósofos)

John Locke: (Wringtown, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. (Wikipédia e UOL-Educação)

Immanuel Kant: "Age de maneira tal que a máxima de tua ação sempre possa valer como princípio de uma lei universal." Assim o filósofo Immanuel Kant formulou o "imperativo categórico". Ao buscar fundamentar na razão os princípios gerais da ação humana, Kant elaborou as bases de toda a ética moderna. (UOL-Educação e Wikipédia)

Carlos Drummond de Andrade: Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social. (Pensador e Releituras)

Ernesto "Che" Guevara: (Rosário, 14 de junho de 1928 — La Higuera, 9 de outubro de 1967) foi um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano.Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba.Guevara participou desde então até 1965 na organização do Estado cubano desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais. (Wikipédia)

Chico Xavier: (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002) foi um médium e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo no Brasil. (Wikipédia e Pensador)

G. W. F. Hegel: (Estugarda, 27 de agosto de 1770 — Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no Tübinger Stift (seminário da Igreja Protestante em Württemberg). Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX, que teve impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx. (Wikipédia e Mundo dos Filósofos)

P. C. Siqueira: Ahh ele todos devem conhecer...?! Mais aí perguntam: Mas porque colocar uma foto do PC em meio a tantos gênios?
A resposta apresento-lhes em forma de videos:

Divagação sobre Religião, política e futebol - Parte 1
Divagação sobre Religião, política e futebol - Parte 2

E tirem suas próprias conclusões.

George Carlin: (Nova Iorque, 12 de maio de 1937 — Santa Monica, 22 de junho de 2008) foi um humorista, ator e autor norte-americano, pioneiro, com Lenny Bruce, no humor de crítica social. A sua mais polémica rotina chamava-se "Sete Palavras que não se podem dizer em Televisão", o que lhe causou, durante os anos setenta, vários dissabores, acabando preso em inúmeras vezes que levou o texto a palco. Até meados da década de 1960, Carlin manteve uma imagem tradicional, com fato e cabelo curto. Depois, ao escrever novo ato, decidiu deixar crescer o cabelo e a barba, tornando-se um ícone da contracultura. Crítico acérrimo das religiões, ateu convicto, principalmente do sentido da culpa e do controle social, defendia valores seculares. (Wikipédia e Pensador)


É isso pessoal. Esses são alguns dos meus idolos. Tenho muitos outros, que já citei em alguns posts aqui, e outros ainda postarei.

E agora o "Reflexões sobre o Sentimentalismo Empírico Caótico do Ser Humano", terá algumas novidades. Espero que gostem.
É isso ai.
E me sigam no twitter @GuiDDutra :D
Até mais.

3 comentários:

@iamvictor_ disse...

Conheço a maioria dos "pensadores" como podemos dizer, citados no texto. Gosto bastante do Carlos Drumond

Macaco Pipi disse...

a grande pergunta é
será um simbolo?

Thiago Brito disse...

Nossa, seu blog é realmente incrível, por aqui encontrei textos que me agradam muito e isso foi motivo unânime para que eu te seguisse imediatamente.
Estarei sempre por aqui quando puder !
Parabens pelo Blog..
Passa lá no meu tbm, caso queira ;P

http://essenciaego.blogspot.com/

Abraço Apertado