segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Você é feliz com seu trabalho?


Tem muita gente equivocada sobre a conexão profissão-felicidade.
Profissão é o trabalho que escolheu para tornar digna sua passagem por essa vida. É simplesmente uma ocupação.
Felicidade é um estado de espírito. É quando a alegria toma conta. Importante questionar: você vive alegre? Não, pois você passa por momentos de alegria e tristeza, e isso é a vida. Logo podemos dizer que você não é obrigado a ser feliz. A felicidade não "é" e sim "está". Compreende a diferença? A felicidade são instantes de alegria. Pois, se não houvesse momentos de tristeza para contrapor, como saberia estar em um momento feliz?
Conexão profissão-felicidade é quando o trabalho que escolheu te da alegria, te traz felicidade. Isso é excelente, e é o que devemos buscar, mas não a nada que o impeça de não gostar de seu trabalho.
A maioria das pessoas prefere se sentir estável em um trabalho que não gosta, por um pouca quantia de dinheiro que lhe garantia a sobrevivência até o fim do mês, do que fazer algo que lhe trará felicidade. Isso principalmente no Brasil. E principalmente nos momentos de crise financeira.
A pessoa é ainda mais julgada quando escolhe fazer um curso de ensino superior, e após quatro ou cinco anos de estudo, a pessoa vai para outra área, completamente diferente do curso que escolheu, e as perguntas surgem: - Mas porque está fazendo isso, você não se formou em outra coisa? Mas porque está estudando Educação Física, você não se formou em Contabilidade?
A questão simplesmente é "faça o que te faz feliz". Cursos são só um modo aprendizado. Você poderia ter estudado qualquer coisa, seja por aula presencial ou ensino a distancia, seja por dois, quatro, cinco ou dez anos. O curso não forma e não garante sua felicidade, e também a realização dos seus sonhos.
Se você acabou a faculdade e deseja continuar na área, ótimo, vá em frente, é isso que lhe trará felicidade. Mas, se não desejar trabalhar com isso, perfeito, escolha o que lhe te fará feliz, e ignore o que vão falar e pensar.
Ninguém sabe o que você sabe. Ninguém enxerga o que você vê. Seus sonhos são seus, e só você está enxergando eles realizados. As pessoas só irão acreditar em você quando você materializar seus sonhos para elas, e aí sim, dirão que você é gênio. Mas até lá, acredita em você, e sonhe alto.

2 comentários:

Poliana Veloso disse...

Olá, como vai?
As vezes fico refletindo sobre ter feito a escolha certa ao ter entrado no curso de Letras já que ele não era minha 1ª opção. Apesar de amar o curso, principalmente a parte de literatura eu as vezes penso se é realmente isso que quero fazer da minha vida. Ainda assim apesar de todas as dúvidas me senti feliz e realizada quando trabalhei dentro da área da educação, e de certa forma eu levo jeito.
Amei suas reflexões e o nome de seu blog
Seguindo pra ficar por dentro das novas postagens
Quando puder visite meu blog o Livrícios
http://www.livricios.com/2015/10/resenhas-ferias-infernais.html
Beijo

Adaelcon santos silva disse...

Gostei de vários pontos desta mensagem principalmente desta:

As pessoas só irão acreditar em você quando você materializar seus sonhos para elas, e aí sim, dirão que você é gênio.