sábado, 19 de junho de 2010

O Poeta III: A Humildade


A humildade, comumente, é vinculada a um sentimento nobre do ser humano. Mas o poeta não deve vê-la assim.
A humildade é o que te deixa mais igual; faz-te procurar semelhanças sentimentais e materiais no próximo.
O poeta, como detentor da subjeção literal, não deve considerar-se igual aos os seus contemporâneos, pois que, verificada a diferença de pensamento e intelecto entre todos, por que a divisão de status seria uma atitude correta?
A humildade é a uma fraqueza. É um motivo, uma desculpa para o sedentarismo intelectual. Se eu sou melhor que alguém, por que tenho que baixar ao nível deste, para manter uma conversa ou discussão que não me acrescentaria em nada?
O único motivo razoável para alguém ser humilde pode ser o de que as diferenças intelectuais começam com oportunidades. Estas não dadas a todos, mas sim a minoria. Oportunidades do tipo colégios e faculdades particulares e caras, por exemplo. Mas isso também não impede que os prejudicados pela "má-sorte", não vá atrás do tempo perdido. Isso é o comodismo. Ai as pessoas esperam dos "sortudos" da vida um carisma, uma felicidade ao discutir e filosofar com seres preguiçosos.
A humildade pode ser algo bom, desde que, todos se comprometam a manter o mesmo nível intelectual.

Não vou começar a discutir sobre a humildade sobre o bem material, porque qualquer coisa que lembre comunismo e igualdade entre cidadãos não deve ser considerado como algo relevante ao avanço do ser humano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, como você pode falar sobre o comunismo com tamanho desdém? Como pode culpar principalmente "os com poucas oportunidades" pela sua falta de conhecimento ou de riqueza? Que visão mais burguesa e pouco realista. Com toda certeza o socialismo de Marx, que você tanto parece desprezar, é mais realista, crítico e científico do que isso.

Guilherme D. Dutra disse...

Bom meu caro Anônimo, te digo o seguinte: tudo que tira o individualismo do ser humano, pra mim não pode ser algo bom. As pessoas tem personalidades e halibidades, pensamentos diferentes. São egoistas por natureza. O socialismo não deu certo e não dará. Sinto muito se é sua utopia. Mas contra fatos...
Obrigado pela sua opinião.